Notícias

Dicas de como fazer a limpeza de sua Caixa D'Água

Serviço pode ser feito pelo próprio morador, que deve estar atento à segurança; recomendação é limpar a cada 6 meses

Você sabia que a caixa-d’água deve ser limpa com frequência para que a saúde de quem utiliza não seja prejudicada? A limpeza é essencial e deve ser feita a cada seis meses. O próprio morador pode fazer isso, mas ele deve tomar cuidado com a segurança.

Em muitos casos às caixas-d’água estão em local de difícil acesso ou com risco de queda. Para as caixas de grande porte, como as de condomínios, a Sabesp recomenda a procura de um serviço profissional.

A limpeza não pode ser feita com escovas de aço, palha de aço, vassoura e objetos semelhantes. Somente água sanitária na proporção deve ser utilizada. Atenção, nunca use detergentes, removedor, sabão ou outros produtos químicos.

Outro ponto muito importante é manter a caixa bem tampada, para que não entrem insetos, sujeira ou mesmo animais pequenos. Isso evita a transmissão de doenças e a necessidade de limpeza extra.

Confira o passo-a-passo da Sabesp para uma limpeza adequada:

1. Feche o registro ou prenda a boia;

2. Limpe primeiro a tampa e remova-a;

3. Mantendo um palmo de água no fundo e com saída tampada (para evitar que a sujeira escoe pelo ralo), lave o interior da caixa com um pano úmido. Caso ela seja de fibrocimento, substitua o pano por uma escova de fibra vegetal ou de cerdas de plástico. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.

4. Retire a água da limpeza e a sujeira utilizando pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com um pano limpo;

5. Quando a caixa estiver seca e com a saída ainda fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione 2 litros de água sanitária (esta proporção é para uma caixa-d’água de 1.000 litros);

6. Deixe essa solução desinfetante repousar por duas horas. Com a ajuda de balde ou caneca de plástico, utilize-a para molhar as paredes internas da caixa e da tampa, incluindo as bordas. Faça isso a cada meia hora até completar duas horas;

7. Após duas horas, abra a saída e esvazie a caixa. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da casa;

8. Depois de abrir o registro (ou soltar a boia), use a primeira água para lavar banheiro ou pisos.

O passo a passo mais detalhado para realizar a limpeza da caixa-d’água está disponível no site da Sabesp.

É imprescindível cuidar das instalações hidráulicas e limpar a caixa-d’água periodicamente. E, se o cliente morar em um condomínio, vale consultar o síndico para saber como anda a limpeza da caixa-d’água do prédio e se o procedimento tem sido realizado dentro do período aconselhado.

Que tal nos contatar agora mesmo e garantir a maior proteção contra as pragas urbanas e COVID 19 em seu lar, comércio ou industria.

Não espere mais…. falta pouco, envie seus dados que entraremos em contato!

Faça seu orçamento agora mesmo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?